sexta-feira, 25 de março de 2016

Consciência do Evangelho ou apenas Consciência crítica da Religião?





Consciência do Evangelho ou apenas Consciência crítica da Religião?


Por Samuel Nepomuceno


       É inegável que vivemos um tempo de muitas mudanças no que tange à perspectiva da religiosidade na contemporaneidade, principalmente em se tratando do imaginário religioso cristão evangélico.

    O crescimento numérico dos evangélicos no Brasil é proporcional ao crescimento do chamado "Trânsito Religioso Denominacional" que é justamente o movimento de fiéis que mudam de denominações e "visões teológicas" a procura de uma instituição/igreja que promova uma espiritualidade que o satisfaça melhor.

  Na mesma pegada do trânsito religioso, encontra-se também o fenômeno dos "desigrejados" que são aqueles cristãos que já não mais se encaixam no molde institucional-religioso oferecido pelas instituições e que, por isso, procuram uma espiritualidade mais livre, menos engessada e mais simples na prática do evangelho.

    Esse fenômeno dos "desigrejados" tem crescido muito nos últimos anos e, com ele, vemos em muitos uma busca sincera por uma espiritualidade que se comprometa mais com a mensagem do evangelho e a prática do serviço ao próximo, não pela causa da obrigação religiosa, mas pelo amor genuíno. O resultado dessa busca de muitos tem sido o crescente número de grupos informais e congregações nos lares que procuram uma vivência comunitária meramente pela palavra do evangelho.

    Todavia, juntamente com esses cristãos de busca sincera, cresce também um número expressivo de cristãos traumatizados pela religião e que de tanta crítica ácida ao sistema religioso já estão caminhando em passos largos para um agnosticismo cristão. Muitos desses são capazes de detectar com louvor os enganos astutos da religião e até conseguem "colocar a prova aqueles que a si mesmo se dizem judeus e não são..." conforme diz o apocalipse (Ap 2.2). Mas, infelizmente, ao invés de desenvolverem uma sadia consciência do Evangelho, alimentam em si apenas uma consciência crítica da religião.

     O resultado desse criticismo religioso é uma espiritualidade meramente confessional/psicológica e extremamente árida no que tange a prática da fé simples no evangelho. Muitos desses "traumatizados" caem em profunda mornidão espiritual e, sequer, conseguem novamente congregar e criar vínculos espirituais e humanos sadios. Além disso, existem aqueles que de fato abandonam as expressões mais elementares da fé como a oração, a devoção e o exercício da comunhão e da solidariedade, simplesmente por acharem que tais práticas "são coisas da religião". É aí que mora o perigo!

     A carta de Jesus à Igreja de Éfeso (Ap 2) é um convite a se viver a fé cristã de maneira crítica e sadia, sem as doenças traumatizantes do fenômeno "pós-religião", pois em Cristo essas coisas da religião já se passaram. Para se viver a consciência do evangelho sem se cair no criticismo religioso barato, é fundamental que não se deixe o amor a Deus esfriar em meio a desilusão religiosa, e isso, é alcançado através da lembrança do amor genuíno de Deus por nós e através do retorno a prática do primeiro amor que, nada mais é, que o execício da busca pela comunhão com Deus e com o próximo.

     Portanto, em uma geração de "desigrejados" e de muitos modismos religiosos é imprescindível que não abandonemos a prática do amor a Deus. É o simples convite do evangelho à prática da oração e devoção pessoal, bem como também a expressão da fé em comunhão e serviço ao próximo. Isso não significa frequentar um templo ou uma instituição, mas sim expressar seu amor a Deus através da oração e da simples vivência com o próximo seja ele quem for. Isso sim é ser Igreja!

       Sem essas bases vitais do amor a Deus, o que veremos a partir de então, é uma geração de novos fariseus modernos, desta vez denominados de "fariseus desigrejados".

          Pense nisto!


Samuel Nepomuceno  25/03/2016.
Caminho da Graça Serra-Es.


    



3 comentários:

  1. Excelente reflexão, suas ideias são bem parecidas com a minha.
    Acho que será interessante a gente se encontrar para bater um papo.
    meus contatos:
    988152500
    http://ismaelfilgueira.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/ismael.filgueira.3?fref=ts
    ismaelfilgueira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha mano Ismael!
    É bom encontrar gente que caminha naquele que é o Caminho!
    Grato pelas palavras e contato!
    Satisfação em manter o contato!

    ResponderExcluir